Portal de Uruçuí - A Notícia do Tamanho da Verdade!

Veja lista dos deputados estaduais eleitos no Piauí; Georgiano Neto lidera

A maioria dos parlamentares eleitos para a Assembleia pertencem a coligação 'A Vitória com a Força do Povo'

08/10/2018 14:54 em Política Piauí
Veja lista dos deputados estaduais eleitos no Piauí; Georgiano lidera
Veja lista dos deputados estaduais eleitos no Piauí; Georgiano Neto lidera

Mais de 1,9 milhão de piauienses foram às urnas no domingo, 07 de outubro, para escolher os 30 deputados estaduais que assumirão uma cadeira na Assembleia a partir de janeiro. Ao todo, 21 parlamentares foram reeleitos, o que representa quase 70% do total. O mais votado no pleito foi Georgiano Neto (PSD) com mais de 79 mil votos, também aparece na lista a candidata Lucy (Progressistas), que disputou sua primeira eleição para a Casa Legislativa e obteve a anuência de 57 mil piauienses. O ranking dos três candidatos com maior votação inclui ainda o líder estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde.

A maioria dos parlamentares eleitos para a Assembleia pertencem a coligação 'A Vitória com a Força do Povo', sendo que os partidos que a integram obtiveram 24 cadeiras no Legislativo. Nesse sentido, a base governista na Casa Legislativa estará fortalecida no próximo quadriênio.

O MDB novamente ficará com a maior bancada, contando com Zé Santana, Severo Eulálio, Themístocles Filho, Henrique Pires, Pablo Santos e João Mádison. Já o Partido dos Trabalhadores elegeu Limma, Fábio Novo, Francisco Costa, Franzé Silva e Flora Isabel.

Além de Lucy e Júlio Arcoverde, o Progressistas elegeu Wilson Brandão, Hélio Isaías e Firmino Paulo. Quem fortalece a bancada na Casa Legislativa também é o Partido da República, com três cadeiras: Dr. Hélio, Fábio Xavier e Coronel Carlos Augusto.

Na coligação liderada pelo governador Wellington Dias (PT) ainda foram eleitos Flávio Nogueira Jr. (PDT), Janainna Marques (PTB), Fernando Monteiro (PRTB) e Nerinho (PTB).

Pela coligação 'Piauí de Verdade', os eleitos foram eleitos Marden Menezes e Gustavo Neiva. Na coligação 'Mudar para cuidar da nossa gente', obtiveram os votos necessários para se eleger foram Pastor Gessivaldo (PRB) e Evaldo Gomes (PTC).

Os partidos emergentes que se coligaram em busca da eleição de deputados estaduais conseguiram duas cadeiras: Teresa Britto (PV) e Oliveira Neto (PPS).

Renovação na Assembleia é de apenas 30%

Os piauienses foram às urnas no domingo, 07 de outubro, e decidiram manter a maioria dos deputados estaduais eleitos no pleito de 2014. Com base nos dados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a renovação no Legislativo local será de 30,4%. Ou seja, das 30 cadeiras da Assembleia apenas sete serão ocupadas por novos parlamentares.

Na lista de novos deputados encontra-se Lucy (Progressistas), que obteve a segunda maior votação no pleito e assume pela primeira vez o posto eletivo no Piauí; na lista também se encontra o ex-presidente da Funasa e secretário nacional de Saneamento Ambiental, Henrique Pires (MDB). Pelo Partido dos Trabalhadores, a novidade nesta eleição é o ex-secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva; braço direito do governador Wellington Dias (PT) durante boa parte da atual gestão, ele obteve uma votação expressiva no Estado.

Também ligado ao Governo de Dias, o coronel Carlos Augusto (PR) que comandou a Polícia Militar do Piauí nos últimos anos, também foi eleito para a Assembleia. Completam a lista de novos deputados eleitos para o quadriênio 2019-2022, a vereadora Teresa Britto, líder do Partido Verde; e Oliveira Neto, do PPS.

Ao todo, 21 deputados estaduais eleitos em 2014 renovarão seu mandato na Casa Legislativa a partir de janeiro do ano que vem.

Renovação é a menor desde 2002

A renovação na Assembleia registrada no pleito deste ano é a menor desde 2002, comparativo feito com base nos dados oficiais do TSE evidenciam que dos deputados estaduais eleitos em 2002, primeira eleição do atual século, 18 foram reeleito em 2006 (ou seja, 60% do total). Já no pleito de 2010 foram 17 reeleitos, o que representa pouco mais de 56% dos parlamentares. Por fim, em 2014 cerca de 46% foram mantidos no posto, ou seja, 14 deputados.

É importante ressaltar que deputados estaduais eleitos em 2014 desistiram de concorrer neste ano, é o caso de Juliana Moraes Souza (que concorreu à Câmara Federal); Luciano Nunes (que disputou o Governo), assim como Dr. Pessoa (Solidariedade).

Veja a lista dos eleitos

Lista de eleitos

Deputados estaduais

Fonte: Meio Norte

Comentários